terça-feira, 24 de setembro de 2013

Idealismo e mudança



Web

Um amigo intelectual me disse que as mudanças não ocorrem sem que antes ocorram graves crises que as motivem, crises que devem ser percebidas pelos agentes da mudança. A conversa girava em torna da escola pública e do desvanecimento de todo e qualquer idealismo que uma vez se nutriu da possibilidade mesma da mudança na trágica formação das massas brasileiras. Pretendo então discorrer aqui sobre o idealismo e a mudança.


A história de alguns idealistas nos parece sugerir um movimento parabólico em que aqueles inicialmente são ovacionados por suas ideias, rodeados de discípulos e, por fim, rejeitados por todos e condenados a desaparecerem. Recuso-me a ver Jesus Cristo como um simples idealista, mas pelo menos aparentemente sua trajetória também é parabólica, com um início auspicioso, situações de clímax representadas pelas multidões em torno de si até chegar ao fim aparentemente trágico, em que foi rejeitado por um dos próprios discípulos, Pedro. Outro exemplo ilustre é o de Sócrates, que após conquistar muitos alunos com sua maiêutica revolucionária mantém, ao fim, a dignidade ao preço da ingestão da cicuta. É inegável que a mudança ocorreu ao preço dos sacrifícios, assim como é inegável a cruel inexorabilidade do movimento parabólico que relega os idealistas a não compartilharem da glória que constitui o seu legado (pelo menos Cristo verá o trabalho de suas mãos, e ficará satisfeito Is 53).


Modéstia à parte, também me vi e me vejo como idealista, embora a anos luz daqueles em relação à grandeza de seu legado, mas é como se assistisse já também ao declínio da curva de minhas ações, como se já vislumbrasse minha própria cruz (sem ofensa à morte de Cristo) ou recipiente venenoso. Se é possível também vislumbrar qualquer tipo de legado em relação ao que faço e a grandeza disso não estou tão certo quanto em relação à curva de minha militância que parece se aprofundar vertiginosamente. Mas é provável que a mudança que tanto preconizei e aguardei ocorra algum dia ao sabor das ações de novos idealistas que multiplicarão essas curvas até o infinito.


Talvez não pertença aos idealistas de hoje conseguir fazer essa percepção de uma crise emergir nas mentes dos milhões e milhões de infelizes que povoam os espaços públicos de formação. É como se os condicionantes estruturais do momento transcendessem em poder e força a rarefeita militância dos que querem ocasionar surtos de mudanças. Sem querer cair nos determinismos próprios dos covardes, é possível que realmente ainda não estejam dadas as condições para essa percepção. Pais, alunos, professores, sistema escolar – todos parecem dormir profundamente enquanto governos e setores produtivos enriquecem às custas da manutenção do status quo. E mesmo depois de cinco séculos não há sinais de despertamento.


Ou talvez eu seja só mais um covarde renunciando a uma vocação, a de lutar contra o declínio da curva em vez de antecipá-la. Ou não. O dilema é também a razão do texto.

2 comentários :

  1. Ouvi falar certa vez que quando o ser humano sofre um impacto muito significativo em sua vida, seja algo muito bom ou muito ruim(ganhar na loteria ou ficar tetraplégico por exemplo), dentro de pouco tempo: cerca de 2 a 3 anos ( varia de pessoa pra pessoa), o cérebro graças ao processo evolutivo que urge pela preservação da vida, encarrega-se de normalizar: sair da alegria efervescente do novo milionário ou do estado triste, depressivo ou até suicida do novo sofredor para readaptar-se e continuar vivendo de maneira meio igual ao que estava acostumado. Talvez ocorra o mesmo com os idealista. Não é covardia dos deterministas e nem de quem quer que seja, porém junto com o que há de melhor do conhecimento vem muitas vezes angústia. Um filósofo disse que a ignorância eleva a felicidade assim como o conhecimento também pode elevar. Vamos torcer para que aparecem jovens rebeldes pra cutucar o sistema opressor. Todavia, no final das contas, idealistas, aproveitadores, sonhadores, pés-no-chão.... como diz o filósofo carimbozeiro Pinduca “ tudo acaba no buraco”.
    Então aprendamos a pescar, curtir uma boa sombra, um bom livro e tentar conviver no caos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs...

      Que a cabeça normalize, pois o status quo que nos desequilibra e decepciona parece que vai continuar na normalidade por muito tempo.

      É isso aí, vou procurar alguma coisa pra fazer. A sugestão do livro parece ótima, embora não uma novidade pra mim.

      Excluir