quinta-feira, 18 de abril de 2013

"A culpa é de quem?" ou cada um assume a sua


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Presenciei em sala de aula ontem uma situação que não é esporádica, mas que me motivou a escrever novamente. É uma situação cuja responsabilidade maior a atribuo ao sistema em geral em seus aspectos políticos e a cultura escolar daí decorrente. Não sou muito de direcionar a crítica apenas ao famigerado sistema como se o professor fosse algum tipo de mecanismo que se não executa perfeitamente suas funções a culpa é de algum elemento ausente, assim como o automóvel não funciona na ausência de álcool ou gasolina. Essa crítica parece desconhecer que o professor, em suas concepções e práticas, é uma construção social e que o bom ensinar também se situa num contexto de múltiplas determinações – o que é o ensinar bem ou o aprender bem obstruídos pelo sistema, como geralmente reclamamos?

Pois bem. Um aluno daqueles não aplicados, tagarelas, que veem a sala de aula como um momento de atualizações, para usar um termo das redes sociais, devolveu um teste avaliativo sob a desculpa de que não sabia o assunto mas com o tom de que não iria responder e que aguardaria um outro, expressando em suas palavras e expressões não verbais o fato de que o sistema o habituou a passar de ano em prejuízo da aprendizagem, cabendo à escola prover meios de fazer com isso aconteça, inclusive atribuindo a nota sem o menor esforço do estudante. Vendo a mim como parte desse sistema, o aluno em questão ameaçou devolver a prova em branco, ao que reagi indo ao encontro pegar-lhe a prova. Percebi, entretanto, que havia fugido à lógica imposta e o aluno parece de algum modo ter ficado um pouco desapontado. É como se a minha atitude devesse ter sido outra, permitindo ao aluno consultar o livro ou caderno ou permitir que se sentasse junto a um colega e realizasse procedimentos de Ctrl+c + Ctrl+v (perdoem-me o internetês).

E por que o sistema político e educacional é responsável por isso? Porque na maioria das vezes corre atrás apenas de números desvinculados de resultados concretos para atender expectativas de organizações internacionais ou se “sair bem na foto” para a próxima campanha. Um outro elemento que contribui para isso são as lotações de funções com critérios políticos. Quem assume esses cargos se percebe como na obrigação de devolver números como condição para a permanência na função e isso parece valer desde o professor até o cargo mais alto numa estrutura de poder responsável pela educação das massas. E não se trata de elementos hipotéticos de discursos intelectuais (presunçoso eu, hein?) mas de considerações a partir de discursos de muitos professores sobre a sua própria prática e técnicos de órgãos de supervisão escolar.

E o professor é inocente nessa situação? A começar pelo que oferece números em vez de resultados práticos, a culpa é bem grande. Mas há os que primam pelos resultados práticos ignorando que toda essa configuração requer atitudes suas de desestruturação desse status quo educacional. São os que dizem: “Estou fazendo a minha parte; que o sistema faça a sua.” Ignoramos que o sistema não é algo isolado, distante, apesar do poder de influência, mas algo totalmente presente no contexto de formação escolar utilizando inclusive o meu silêncio ou anuência expressa para que as coisas permaneçam como estão.

3 comentários :

  1. Ontem ,num encontro de professores de matemática que foram chamado para tentar dar um jeito de os alunos responderem melhor a prova do SALTO, ouvi de tudo, desde a fala de um colega de que “nem todos precisam aprender o conteúdo escolar , pois a sociedade precisa de lixeiros, pedreiros e lavradores” e que por isso dorme tranquilamente por que o aluno tem o direito de NÃO querer aprender, até um outro que afirmou que “ vemos, consentimos e até estimulamos, um pequeno grupo de potenciais alunos competentes se tornarem incompetentes por uma maioria de incompetentes, desinteressados e baderneiros” aqui o nós em questão pelo que ficou intrínseco, eram os professores de outras áreas e os da base. Mas era nítida o desanimo frente a incapacidade de ensinar a as muitas tentativas feitas por DREs, escolas e professores, de mostrar que não está tão ruim assim. De quem é a culpa? De todos. Uns mais, outros menos, mas de todos. A escola boa é a escola que ensina, mas se essa não consegue por um monte de motivos, escola boa, deve ser aquela que mostra a realidade do problema. Infelizmente estamos sem as duas: não se ensina, mas passa-se a imagem que tudo está bem ( os índices de aprovação). Agora por que isso? Garantir o emprego? Ganhar votos? Manter o pobre, pobre, e o rico, rico? Não sei. O fato é que as escolas precisam ser mais que depósitos de alunos e professores e para isso tem que se saber que não se cura o problema antes de admitir que se tem um.

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  2. "A escola boa é a escola que ensina, mas se essa não consegue por um monte de motivos, escola boa, deve ser aquela que mostra a realidade do problema."

    Muito bom. É por aí.

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  3. Eu acrescentaria "A escola boa é a escola que ensina, mas se essa não consegue por um monte de motivos, escola boa, deve ser aquela que mostra a realidade do problema."E tenta buscar a solução para o mesmo, fica estremamente desinteressante, só apontar o problema e não termos algum vestigio de como contorná-lo. Mesmo concordando que o primeiro passo é adimitirmos que o problema existe.

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