sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A vilania dos alunos


Como lidar com a apatia e a indisciplina do aluno de hoje sem o considerar como mais um vilão da escola?

Aqui, especificamente, não há casos registrados de agressão discente a professores, uso de drogas ou bebidas alcoólicas no interior da escola e outras atitudes vez por outra vistas nos jornais a ponto de assustar qualquer pretendente à profissão docente. Mas nem por isso estamos aqui isentos de taxá-lo de diversas formas, considerando-o desobediente, indisciplinado, insubmisso, inconsequente etc.

Embora muitas vezes faça coro a essas taxações, tendo a tentar compreender o comportamento do aluno como resultado de determinantes diversos, percebendo-o como alguém imerso num contexto de relações onde interagem elementos culturais, econômicos, políticos, sociais, religiosos, que terminam por conduzir o comportamento das crianças, jovens e adultos por caminhos pré-definidos, embora não absolutamente.

Não se trata de subterfúgio para defender aluno, acusação que muito me caía, principalmente quando em funções administrativas, mas de não ignorar o caráter histórico da existência humana e as manifestações que assume inclusive nos espaços de formação coletiva.

Agora convenhamos, o difícil é realizar essa análise histórica dos elementos de diversas ordens que influenciam o comportamento da comunidade escolar e, a partir daí, agir conscientemente no sentido de tornar a problemática escola mais compreensível. Não obstante, considero que reconhecer esse aspecto do nosso trabalho já é um passo significativo.

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