sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Professor, sim, com satisfação!



Acho que sou um dos poucos professores de escola pública básica que não se arrependem todos os dias de não ter conseguido outro tipo de trabalho. O que não quer dizer que estou sorrindo o tempo todo, como se ser professor fosse o melhor trabalho do mundo, mas estar feliz com a profissão que se exerce é fundamental e acho que, no meu caso, não poderia dizer isso se estivesse em outro tipo de trabalho.

Quando vejo colega estressado, lamentando-se por estar em tão “ultrajante” ofício, tento lhe convencer de que enfrentar a sala de aula conformado, sem arrependimentos ou remorsos por não ter conseguido algo “melhor” pode ser uma interessante maneira de se conseguir permanecer como professor. Mas no meu caso isso não é terapia comprovada, pois me sinto bem no ofício de professor; apenas recomendo a atitude de complacência ou condescendência com a profissão como algo que pode, eventualmente, dar certo.

Mas como disse, nem tudo são flores, apesar do contentamento, e o que pretendo expor neste blog são minhas experiências de professor acumuladas cotidianamente, sejam boas ou ruins, embora sempre realizadas com uma consciência de que de uma boa educação das massas brasileiras depende o bom futuro do país.

Por estar vinculado a uma instituição escolar específica terei o cuidado de fazer emergir minhas experiências docentes de maneira que não as apresente como relatos de experiências da escola “X”, mas como vivências de alguém que está inserido num processo de escolarização que não se distingue de muitos outros espalhados por esse Brasil, seja pelas condições sociais, econômicas e culturais (aqui é onde haverá maior divergência) da clientela, seja pelas problemáticas específicas relacionadas à prática educativa dos professores.

Terei também o cuidado de não apresentar as situações ou experiências por que passo como uma forma de escárnio ou simples ironia dessas experiências ou de sujeitos específicos no interior das escolas em geral, mas como momentos de reflexão sobre as dificuldades ou avanços com que lido diariamente.

Aguarde as publicações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário